terça-feira, 26 de setembro de 2017

vamos à Amsterdam, então... começamos com MVRDV.

WoZoCo Building do MVRDV em Amsterdam-Osdorp. Vista chegando pela Ookmeerweg vê-se os enormes balanços que se projetam em direção a rua com vista para o parque na frente.

Vamos começar com arquitetura. O WoZoCo Building de grupo holandês MVRDV é um prédio de trar o fôlego com seus balanços enormes. Fui lá com minha esposa numa tarde nublada, lá por dezembro de 2007, ou janeiro de 2008, como vê-se na foto, pois não poderia deixar de conhecer essa pérola. Pegamos um metro (que é o terceiro meio de transporte mais usado em Amsterdam, fica atrás da bicicleta e do tram, o tradicional bondinho elétrico) descemos na Amsterdam Lelylaan Station e seguimos a pé para aproveitar o passeio (pois ali poderíamos fazer o transbordo e pegar o tram até lá) passando por um belo parque, o Slotplas, até a rua Oormeerweg, por onde se consegue a visão mais privilegiada para o prédio.
Os balanços mais de perto... são estruturas tipo cantilever e treliças metálicas que vencem todo o pé direito, fazendo, assim, uma viga em torno de 6m de altura. Por isso vence esse balanço. O revestimento é leve, madeira com pequenas aberturas, mas as caixas são fechadas, tensam por flutuarem, que contrastam com o volume em pele de vidro, transparente, de onde eles saem. Bem resolvida a estética.
O prédio é um bloco de apartamento para idosos com 100 unidades, que, como conta a estória, pelo regramento municipal só caberiam no volume uns 87, assim, esses balanços foram para abrigar os demais, que por não tocarem o solo, puderam ser construídos, e, pronunciando-se para fora do bloco, conseguem aberturas leste-oeste, pois estão no norte, que é o nosso sul, ou seja, nada de sol, e assim melhorando um pouco a habitabilidade. (+ em http://www.mvrdv.nl/#/projects/015wozoco)
O outro lado do bloco, sul, ou seja, o nosso norte, com os 87 apartamentos bem ensolarados e uma profusão de sacadinhas coloridas onde seus moradores, como qualquer bom holandês, aproveita e planta desde um belo jardinzinho até uma pequena horta. Acredito que só não criam umas ovelhinhas por falta de espaço mesmo...
No outro lado, que se acessa por pelas ruas laterais ou cruza-se pelo acesso, como se vê na foto acima, uma tem um belo canal no meio (canal em Amsterdam, tá, só faltava essa) onde vários patos e gansos tem sua residência e nem tente chegar muito perto que eles vem de galera atrás e põe para correr mesmo.
A turma aí que mora no canal vizinho botou minha esposa e eu para correr... não riam, enfrentar uma gang de gansos nem ogro que nem eu enfrenta de mãos vazias...
Bem, mas é um prédio e vizinhança muito legal, vale o passeio até lá se foram a Amesterdam. Na última foto é legal observar o cuidado com os detalhes do prédio de dos seus moradores.
Detalhe de uma sacada. Como a estrutura dos balanços (e do prédio para suportar os balanços e não tombar) saiu muito cara, a solução foi ser criativo e procurar economixar no resto: uma laje simples, com estrutura de alumínio e fechamento em um acrílico colorido para dar vida e disfarçar a simplicidade da solução. Percebam as plantas e a casa do passarinho... legal ver quando se projeta algo e as pessoas de fato se apropriam.
Bem, hoje foi arquitetura, na outra semana volto mas comum pouco de história da cidade, vamos ver um castelo que durante muitos séculos foi o posto de defesa da cidade contra seus inimigos que vinham do sul.

MVRDV Architects - WoZoCo Building (1994-97) - Amsterdam / Osdorp / Ookmeeweg. http://www.mvrdv.nl/
A janela branca, de PVC, contrasta com madeira escura, mais bruta. O detalhe para a escultura de um gatinho e um castiçal na janela com a cortina em rendinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário