terça-feira, 24 de outubro de 2017

Como será nosso curso...

Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/category/inovacao-2/
Tenho conversado com os alunos, seja no C8, seja no Carvi, que nosso curso está mudando, mudando para olhar para a segunda metade do século XXI e atender melhor aquilo que mais importa, seus acadêmicos.

Muitos já percebem significativa mudança de atitude do corpo docente, já é real a melhora dos Atelieres, TCC e Estágio, e muito se fala da mudança curricular. Vamos falar um pouco dela.

Mas porque é preciso fazer reformas? Porque o mundo muda e o que era novo há 8 anos atrás quando foi concebido o atual currículo já pode nem existir. O WhatsApp foi inventado há oito anos e pode-se dizer que faz 4 que está amplamente popularizado. O Uber também tem 8 anos e dois que realmente se popularizou no mundo. Ou seja, o nosso currículo atual foi implantado no tempo do Orkut e do SMS. Precisa ser atualizado. Tentem pensar no que era a tecnologia de 8 anos atrás, eu não tinha Facebook e o que eram os celulares, com botões, nada de tela touch...


Este é o modelo de celular que eu usava quando coordenava o curso na época de implantação do currículo atual, e era um telefone bem moderno pra época... Fonte: https://www.tecmundo.com.br/celular/78245-volta-passado-10-celulares-populares-2005.htm


As exigências para cursos de graduação também mudaram com o mundo. As gerações que hoje entram na universidade precisam muito mais de experiências positivas que as façam crescer e chegar a vida profissional que conteúdo, então, nosso curso vai diminuir em sala de aula e aumentar em extensão, colocando o aluno cada vez mais perto da experiência profissional, de viver mais arquitetura e urbanismo e menos aulas com slides, mais viagens orientadas e menos provas de múltipla escolha.

Outro ponto importante e usar as tecnologias para facilitar o aprendizado. Hoje as aulas ocorrem em inúmeras mídias, vamos utiliza-las, vamos permitir que o acadêmico possa estudar mais os conteúdos teóricos em casa e usar o espaço da sala de aula para a prática, a troca de experiência, a reflexão com o professor.

Enfim, as mudanças serão para melhorar, aperfeiçoar, o que já é muito bom e reconhecido: a qualidade do nosso ensino e dos nossos egressos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário