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Peguei essa excelente imagem do livro do blog de uma aluna de arquitetura de Minas. (fonte: http://mcalcantara.blogspot.com/2008/09/lies-de-arquitetura-herman-hertzberger.html) |
Seguindo com livros que considero fundamentais para a formação de um bom arquiteto e urbanista, hoje vou falar do clássico, talvez o melhor de todos para ajudar a projetar: Lições de Arquitetura, de Herman Hertzberger. O livro é dividido em três partes: a) Domínio Público; b) Criando Espaço, Deixando Espaço, e, c) Forma Convidativa. Os títulos por si só já são bem interessantes.
Na primeira parte Hertzberger nos apresenta, de forma clara e inteligente toda a importância de compreender bem a relação público X privado num projeto, como esse espaço, que chama de "intervalo", entre os dois é responsável pelo sucesso de um projeto.
Na segunda parte nos faz perceber a união intrínseca entre forma e programa, como um influência diretamente no bom resultado do outro, e por consequência do projeto.
Para fechar, nos mostra na terceira parte como o desenho do arquiteto, como sua capacidade de resolver cada espaço com uma forma "convidativa" é o seu grande instrumento, que desde como projeta grandes e pequenos espaços, estruturas e fechamentos, pode o fazer de modo a convidar as pessoas ao seu uso, transformando cada pedaço de seu projeto em um lugar. Nas palavras do autor:
Quando examinamos um dos muitos livros sobre arquitetura que estão sendo publicados hoje em dia e vemos todas aquelas fotografias brilhantes, tiradas, sem exceção, em perfeitas condições de tempo, não podemos deixar de nos perguntar o que se passa nas mentes dos arquitetos, como eles veêm o mundo; às vezes chego a pensar que eles têm uma profissão diferente da minha! Pois a arquitetura não pode ser outra coisa senão o interesse pela vida cotidiana...Que as faço minhas... particularmente, desde que li e compreendi esse livro mudei totalmente meu modo de ver e fazer arquitetura.
Esse é de ter em casa, se puderem, comprem!
Hertzberger, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes. 1999. 2ed.
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